Como saber que estamos funcionando bem psicologicamente? Essa é uma pergunta que tem tomado a atenção de psicólogos do mundo inteiro. Sabemos que tudo que envolve a saúde mental não é linear, nem muito menos determinado por um único fator. Estar com a saúde mental em dia envolve muito mais do que apenas se sentir bem. Muito pesquisadores têm se dedicado a compreender o que é o bem-estar e como aumentá-lo. Duas teorias são amplamente aceitas pelos pesquisadores: o bem-estar subjetivo e o bem-estar psicológico. O primeiro diz respeito à satisfação que se tem em relação a própria vida, o segundo diz respeito aos aspectos que envolvem um funcionamento positivo.
Hoje falaremos sobre o que desperta um funcionamento positivo e contribui para o aumento do bem-estar e consequentemente o processo de florescimento. O bem-estar psicológico envolve características que se relacionam com uma vida funcional. Não é sobre se sentir bem o tempo todo, mas experimentar as emoções negativas como parte da vida e ser capaz de lidar com elas para promover o bem-estar a longo prazo. Apresentar um funcionamento psicológico positivo envolve viver o seu potencial, ter minimamente controle sobre a própria vida, ter um senso de propósito e relacionamentos positivos.
Buscando reunir e sintetizar os estudos de téoricos importantes da Psicologia, como Maslow, Erikson, Rogers, Buhler, Allport, Jung e Neugarten, Ryff definiu o bem-estar psicólogico como a junção de 6 componentes: autonomia, domínio ambiental, relacionamentos positivos, crescimento emocional, propósito de vida e autoaceitação. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles a seguir.
- Autonomia: diz respeito a capacidade de tomar decisões sobre a própria vida, não ceder às pressões sociais, regular o próprio comportamento e avaliar a si mesmo de acordo com padrões sociais. Não deixar de fazer o que acredita ou defender suas opinões por pressão de outras pessoas, e principalmente, saber quando priorizar a sua felicidade é mais importante do que a dos outros.
- Domínio ambiental: envolve a capacidade de organizar e gerencar a própria vida, a influência que se tem sobre o ambiente, o controle sobre uma gama relevante de atividades externas, o aproveitamento das oportunidades e a capacidade de escolher ou criar contextos adequados às necessidades e valores pessoais. O quanto você consegue se comportar de forma a conseguir alcançar seus objetivos, gerenciar suas finanças, seu tempo.
- Relacionamentos positivos: capacidade de se conectar com as pessoas, se abrir e se sentir bem quando na presença de outros. Ter relações satisfatórias, calorosas, de confiança com os outros. Relações onde há preocupação com o bem-estar dos outros, empatia, afeito, intimidade e reciprocidade.
- Crescimento pessoal: é se colocar em situações onde suas crenças e modo de pensar são desafiados. Extrair aprendizado de diversas situações. Envolve também a sensação de desenvolvimento contínuo, percepção de que se está crescendo e se expandindo. Estar aberto a novas experiências, sensação de concretizar seu potencial, sentimento de evolução ao longo do tempo.
- Propósito na vida: Ter objetivos, sentir que a vida tem um senso de direção e que há um sentido entre o presente o passado envolve a variável do propósito de vida. Alimentar e manter crenças nesse sentido e ter objetivos para viver também são peças chaves a respeito do propósito de vida. Sentir que o seu dia a dia não é banal, nem desinteressante. Investir energia para concretizar seus objetivos. Avaliar com satisfação o que já conquistou na vida.
- Autoaceitação: envolve ter uma atitude positiva em relação a si mesmo, reconhecer e aceitar vários aspectos de si mesmo, incluindo aspectos positivos e negativos. Estar confortável sob a própria pele e satisfeito sobre quem se é é uma boa definição da autoaceitação. Orgulhar-se da vida que leva e respeitar as próprias limitações também faz parte do processo de autoaceitação.
Quer saber como anda o seu bem-estar psicológico e avaliar cada componente desse? É só preencher os campos abaixo. Seu resultado sai na hora.
E aí, qual foi seu resultado?
Com carinho,
Paula.
Boa tarde.
Gostei desse seu trabalho. Parabéns
Jorge
Oi, Jorge! Fico muito feliz com isso. Muito obrigada!
Um abraço.