Por que ter um propósito de vida?

Acordar sem ter algo que te move, inspira, faz você se sentir útil, conectado a algo maior, ao longo do tempo pode ser prejudicial para a sua saúde. Ao contrário do que muitos pensam, uma vida com sentido não precisa necessariamente ser grandiosa e acima da média, ela só precisa fazer sentido pra você. Para isso é importante ter consciência de quem é você longe das críticas e julgamentos dos outros, longe das expectativas da sua família, e se despir de qualquer ideia preconcebida de sucesso que você tenha absorvido.

A dinâmica acelerada da atualidade nos bombardeia diariamente nos incitando a consumir produtos e informações, de forma a contribuir para que achemos que não temos coisas, informações e conhecimento o suficiente. Isso dificulta nossos processos de escolha e torna decisões simples sobre a vida um tanto quanto desgastantes. Às vezes podemos perder mais tempo procurando um filme que nos agrade no Netflix do que de fato assistindo a um, escolhendo um prato para jantar no Ifood, pesquisando aquela roupa perfeita pra uma ocasião na internet no meio de tantas lojas online, ou ainda escolhendo um rumo pra nossa carreira diante de tantos cursos e especializações oferecidos pelo mercado. Podemos nos perder no meio de tanta coisa, nos distanciar de nossas verdades, e entrar em um ciclo de acúmulo de estresse, onde cada vez mais ficamos distantes daquilo que dá sentido a nossa vida.

O que te move? O que faz seu coração vibrar, seu olho brilhar? O que, mesmo cansado, você sente alegria em fazer? O que faz você sentir aquela ansiedade boa e desejar pelo dia seguinte? Qual atividade você sente que explora da melhor maneira seu potencial?

Uma vida com sentido não requer necessariamente que você abandone seu emprego, largue tudo e vá viver de vender miçangas na praia ? Mas sim que você adicione a sua rotina momentos que permitam essa conexão com si e com o mundo. Aquele momento que você não vê a hora passar, aquela atividade que te envolve tanto que você perde o sono e que sente que está deixando sua marca no mundo. Ajudar no centro religioso que você faz parte, arrecadar alimentos, separar um tempo de qualidade com seus filhos, ajudar alguém com algo que você sabe, passar mais tempo se divertindo com seus amigos, explorar outras culturas…

O senso de significado e de propósito traz motivação para viver, direciona os nossos processos de escolha, gera satisfação, sentimento de pertencimento e conexão com os outros. Pesquisas mostram que adultos com níveis altos de propósito se recuperam mais rápido de danos cerebrais, ter um sentimento de propósito e significado ajuda na recuperação de adversidades, e funciona como um fator de proteção frente à desesperança e à falta de controle (que são aspectos centrais nos casos de depressão e ansiedade).

E se você pudesse ver o filme da sua vida agora? E se você pudesse criar esse filme, o que gostaria de ver? O que seria essencial nessa história? O que faria sentido? Como gostaria de ter gasto sua vida? Como você quer gastar a sua vida?

A boa notícia é que nesse filme você é o diretor e protagonista, e sempre há tempo para você escrever o roteiro que mais lhe agrada. E caso sinta dificuldade em encontrar o seu propósito, não tenha vergonha de pedir ajuda. Um psicólogo pode te ajudar nesse processo.

Com carinho,

Paula 🙂

Share
Pin
Tweet

Materiais recomendados

Essas são sugestões de materiais relacionados ao tema.

Comentários

Qual a sua opinião?

1 Comment
One Trackback:

[…] Significado e Propósito: O senso de significado e de propósito traz motivação para viver, direciona os nossos processos de escolha, gera satisfação, sentimento de pertencimento e conexão com os outros. Pesquisas mostram que adultos com níveis altos de propósito se recuperam mais rápido de danos cerebrais, ter um sentimento de propósito e significado ajuda na recuperação de adversidades, e funciona como um fator de proteção frente à desesperança e à falta de controle (que são aspectos centrais nos casos de depressão e ansiedade). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *