Como superar a depressão

A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns do mundo. Atualmente, no Brasil é uma das principais doenças que reduz a capacidade de trabalho, sendo a terceira causa de afastamento pelo Instituto de Seguridade Social (INSS). Geralmente aparece através da visão negativa que a pessoa apresenta de si mesma, do mundo e do futuro. É comum sinais como autocrítica severa, a falta de esperança no futuro e a sensação de desemparo. Pode ser leve, moderada ou grave, a depender dos prejuízos que gera no cotidiano.

Muitas pessoas só procuram ajuda para a depressão quando esta começa a interferir em seu funcionamento físico, apresentando algum desses sintomas: fadiga, dificuldade de concentração, mudança brusca de peso, insônia. Mas a verdade é que a depressão se caracteriza por apresentar não só sinais físicos, mas cognitivas e comportamentais, conforme abaixo.

SINAIS FÍSICOS:

  • Dificuldade para dormir,
  • Mudança na alimentação (comer menos ou mais),
  • Sentir-se cansado,
  • Dificuldade em se concentrar

SINAIS COGNITIVOS:

  • Pensamentos negativos sobre si mesmo,
  • Baixa autoestima,
  • Pessimismo,
  • Pensamentos suicidas,
  • Sentimento de culpa,
  • Humor triste, irritável ou sensação de vazio

SINAIS COMPORTAMENTAIS

  • Redução das atividades rotineiras,
  • Afastamento das pessoas,
  • Falta de motivação,
  • Baixa motivação,
  • Dificuldade para iniciar atividades.

O tratamento com mais evidências científicas para depressão nos dias de hoje é o atendimento psicológico associado a acompanhamento psiquiátrico. Lembrando que o acompanhamento psiquiátrico dependerá da intensidade dos sintomas.

Um fato importante para se entender a dinâmica da depressão é que ela se alimenta e ganha força à medida em que o humor deprimido e pensamento pessimista e inflexível interagem. Beck chegou a falar no espiral da depressão que ilustra essa dinâmica. Abaixo segue uma ilustração adaptada:

Espiral da Depressão

Para superar a depressão é necessário se envolver em comportamentos novos mesmo que você não se sinta motivado. A motivação geralmente vem após o início das atividades. Estabelecer uma rotina onde você sinta que tem controle sobre sua vida é super importante para o processo de recuperação.

Independente do profissional que esteja acompanhando o seu caso ou o caso de alguém que você conhece aqui vão dicas fundamentais que ajudam a superar a depressão:

PLANEJE SEU DIA

A fadiga e a falta de motivação contribuem para que se tenha o desejo de ficar na cama, sem fazer nada, ou em um cantinho onde você não possa ser incomodado. Planejar o seu dia é extremamente importante pois aumenta as chances de você agir e progressivamente devolve a sensação de controle sobre si e sobre o contexto que faz parte.

FAÇA ATIVIDADES PRAZEROSAS

Fazer atividades prazerosas te ajuda a despertar para as emoções positivas e seus benefícios. Sentir emoções nova aumenta o seu repertório emocional possibilitando o desenvolvimento de flexibilidade cognitiva e ainda te motiva a agir em diferentes níveis.

INTERCALE COM ATIVIDADES QUE CUMPREM UM OBJETIVO

Mesclar atividades prazerosas com atividades que cumprem um objetivo irá aumentar a gama de emoções positivas, além de você sentir que está sendo útil e cumprindo metas.

REALIZE ATIVIDADES QUE VÃO DE ENCONTRO COM OS SEUS VALORES

Se comprometer com atividades que são valorosas para você a cada dia mais tem mostrado ser um fator que incrementa a saúde mental e contribui para superação de situações difíceis. Comprometer-se com os seus valores é mais eficaz do que com seu estado emocional. Isso te fará se conectar com algo mais do que você.

REGISTRE AS EMOÇÕES POSITIVAS QUE SENTIU DURANTE O DIA

Monitorar o que está dando certo é importante para você entender como está seu processo de recuperação. Isso pode te ajudar a assimilar as coisas boas que estão acontecendo a sua volta e ajudar a desconstruir o pensamento autocrítico e pessimistas, tão comum na depressão.

Deseja receber um monitoramento de hábitos para te ajudar nessa jornada? Assine a lista de e-mails e até sexta você receberá em seu e-mail.

Com carinho,

Paula.

Share
Pin
Tweet
Posts relacionados

Materiais recomendados

Essas são sugestões de materiais relacionados ao tema.

Comentários

Qual a sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *