Sentir-se triste, sem esperança, com uma sensação de vazio, perder o prazer em atividades que antes eram divertidas é um sinal de que você está precisando de ajuda.
Muitas vezes estamos passando por momentos difíceis que afetam a maneira como nos sentimos em relação a nós mesmos, outras vezes, até sem motivo aparente podemos apresentar choro incontrolável, ou irritabilidade com coisas que geralmente não nos afetavam tanto.
Esses sentimentos podem vir acompanhados de culpa, sensação de ser inútil, e ainda pensamentos sobre morte. Podemos nos culpar por estarmos doentes, ou até por pequenas coisas que dão errado no dia a dia. A sensação de que tudo que fazemos dá errado, que não somos suficientemente bons, e que não somos importantes pode aparecer. A autoestima diante de tudo isso se fragiliza, dificultando que consigamos mudar o nosso comportamento.
Além do sofrimento emocional que isso tudo causa, é possível que a sua rotina esteja sendo afetada, com:
- Alterações de sono: dormir demais, apresentar insônia, ou sonolência durante o dia;
- Mudança no apetite: falta ou aumento do apetite de forma a haver uma alteração significativa em seu peso em pouco tempo;
- Cansaço ou perda de energia;
- Alterações psicomotoras: sensação de estar muito agitado ou muito lento;
- Dificuldade para pensar e se concentrar.
Você pode sentir tudo isso de uma vez, ou em momentos diferentes. Não necessariamente esses sinais duram o dia todo, mas devem durar maior parte dele durante no mínimo duas semanas para ser feito um diagnóstico.
Os sintomas podem variar em em sua quantidade e intensidade, o que influencia na classificação da gravidade do caso.
O mais importante é você buscar ajuda! As pesquisas mostram que o tratamento psicológico aliado ao acompanhamento psiquiátrico são as formas mais eficazes de superar a depressão.
Embora muitos achem que é vergonhoso precisar de acompanhamento médico e psicológico, na verdade é um ato corajoso e de amor consigo mesmo procurar ajuda enquanto se tem tempo. Quanto antes, menos seu quadro se agrava.
Vamos juntos? Tem mais alguma dúvida sobre esse assunto?
Comente abaixo 🙂