Você sabia que experimentar emoções positivas em sua rotina aumenta sua expectativa de vida, melhora seus relacionamentos, fortalece seu sistema imunológico e te ajuda a passar por situações difíceis?
Fruto de estudo da Psicologia Positiva, as emoções positivas têm mostrado a cada dia mais o seu valor. As emoções positivas ativam diversas áreas do nosso cérebro e geram novas conexões entre elas, aumentando assim nossa flexibilidade cognitiva, que é responsável pela nossa resposta aos problemas que enfrentamos na vida.
As pesquisas mostram que elas aumentam a resiliência, equilíbrio emocional, flexibilidade cognitiva; contribuem para o autoconhecimento; nos ajudam a construir relacionamentos mais saudáveis nos recuperarmos de traumas mais rápido e desenvolver novas competências; além de diminuir sintomas depressivos e ansiosos.
Em 2004, Burton e King mostraram que estudantes que experimentavam mais emoções positivas em suas rotinas, necessitavam menos de ir a emergências hospitalares. Há diversos estudos que relacionam emoções positivas a um bom funcionamento cardíaco, longevidade e boa saúde.
As emoções positivas podem se relacionar com o passado, presente e futuro, conforme abaixo:
Essa lista é exemplificativa, podendo o seu repertório emocional ser maior que esse.
As emoções positivas relacionadas ao passado se relacionam a experiências passadas e a avaliação que fizemos delas. O interessante é que ao recordarmos de acontecimentos positivos que aconteceram em nossas vidas você ativa áreas no seu cérebro que foram ativadas no momento passado e consegue reviver as emoções que sentiu. Uma forma interessante de despertar as emoções positivas relacionadas ao passado é escrevendo sobre as coisas boas que aconteceram com você, ou que você presenciou. A prática da gratidão envolve bastante isso, mas podemos fazer isso com as emoções de contentamento, realização, satisfação e serenidade.
Uma boa dica é olhar fotos antigas, lembrar histórias engraçadas, obstáculos vencidos, conquistas realizadas, escutar músicas que despertam boas lembranças. Se você gostar de escrever, melhor ainda! Um diário de emoções positivas pode ser um grande refúgio em momentos difíceis e dias tristes. Para incrementar ainda a autoestima, sugiro que você busque articular o que você fez que contribuiu para que essas coisas boas acontecessem, que características suas foram um diferencial em cada ocasião.
O nosso estilo de vida acelerado pode dificultar a percepção das emoções positivas relacionadas ao presente. Estamos aqui, mas quando menos se espera nossa mente está divagando, imaginando o que temos que fazer para o jantar, ou que ficou pendente em relação ao trabalho.
Você já se pegou saboreando um prato gostoso que adora comer? Esse aspecto pode te ajudar a desfrutar das emoções positivas no momento presente. Bryant foi o pioneiro no que chamamos de savoring, que é um processo mental que consiste em apreciar as experiências positivas da nossa vida de forma consciente. Há quatro tipos de savoring:
- Prudência: requer uma observação consciente, atenta ao contexto, si mesmo e ao observador, é observar o que está acontecendo a sua volta,
- Relaxar: obter prazer e satisfação com as próprias conquistas e com as dádivas,
- Agradecer: expressar gratidão,
- Maravilhar-se: Ser preenchido com surpresa ou admiração. Quando vemos algo que consideramos belos, temos a tendência a apreciar dessa forma.
Aqui vão algumas dicas de como praticar o savoring: compartilhar experiências com os outros e dizer como eles são importantes para você; construir memórias tirando fotografias reais ou mentais, ou guardando recordações; fazendo autoelogios sobre suas conquistas, mesmo que pequenas, reconhecendo seus esforços e atributos positivos; e apurando sua percepção, de forma a focar em coisas que deram certo, ao invés de divagar em como as coisas podem dar errado.
Você pode separar um momento do dia para fazer coisas que te dão prazer, te fazem sorrir ou te acalmam. Ler um livro, escutar uma música, assistir um episódio do seu seriado favorito, ver vídeos engraçados na internet, cozinhar algo que gosta, praticar algo que te acalme.
A prática de savoring aprofunda nossa conexão com nós mesmos e com pessoas queridas, e requer um esforço consciente. Se achar válido, você pode começar inclusive escrevendo sobre essa experiência. À medida que você se habitua com esse comportamento, ele se torna fácil e natural para você.
Você sabia que sentir otimismo e esperança está relacionado a forma como você interpreta o seu passado? As emoções positivas relacionadas ao futuro envolvem a esperança, o otimismo e a fé. O estudos da Psicologia Positiva têm mostrado que elas são ensináveis. Essas emoções reduzem significativamente sinais de ansiedade e depressão. Como já falamos aqui, o otimismo também se relaciona com autoconfiança e autoestima saudáveis.
Então como trazer essas emoções para o nosso dia? Analisando o seu passado. Aqui vão algumas dicas: analise momentos de crise e dificuldades que você passou. Se possível categorize as situações em má sorte, oportunidades perdidas, perdas, rejeição, lutos. Pense em como você conseguiu superar e o que houve de aprendizado em cada situação. Observe também como você explica o surgimento de cada crise, se sentimentos de culpa, falta de confiança e si mesmo e dificuldade em enxergar esses acontecimentos ruins como momentâneos forem frequentes, é hora de você investir mais no seu otimismo.
Em relação a crises mundiais, como a pandemia que estamos vivendo, procure se nutrir de boas notícias e histórias de superação. Assista filmes com histórias inspiradoras e reflita sobre seus aprendizados pessoais e como as pessoas a sua volta também cresceram e amadureceram em momentos de crise. Há dor sim, isso é inegável, mas há aprendizado e beleza no percurso e os resultados podem não ser os planejados, mas não deixam de ser surpreendentes.
Espero que esse texto te ajude a experimentar mais emoções positivas!
Com carinho,
Paula.