Construindo uma vida plena em 2020

Conquistas financeiras, profissionais, acadêmicas, adquirir bens, comprar um carro, dar entrada de um apartamento, planejar um casamento, realizar uma grande viagem, se preparar para o nascimento de um filho. O que você quer para o seu 2020? Além disso o que mais é importante na sua vida? O que te faz feliz, completo e pleno? Você está atento a esses aspectos em seu planejamento? Fazemos planos, mas eventualmente as circunstâncias podem mudar. Por vezes podemos ter que postergá-los ou mudar de ideia no meio do caminho. No meio disso tudo, como está seu bem-estar? Você está construindo uma vida com significado ou está buscando apenas conquistar coisas? Você sabe o que te faz se sentir completo?

A Psicologia Positiva tem comprovado que para uma vida plena e feliz devemos nos atentar para os hábitos saudáveis que construímos e alimentamos diariamente. Os hábitos que desenvolvemos têm o poder de aumentar a nossa felicidade em até 40%. Para isso é importante investirmos em nossa vida como um todo, e não apenas em conquistas isoladas. Martin Seligman, o fundador dessa ciência, alega que para alcançarmos níveis ótimos de felicidade precisamos fortalecer cinco aspectos da nossa vida, que chamarei aqui de Pilares da Plenitude. São eles: as emoções positivas, o engajamento, relações, significado e propósito e as realizações.

  • Emoções Positivas: constroem resiliência, aumentam a expectativa de vida e satisfação nos relacionamentos, previnem doenças mentais, diminuem o risco de doenças cardíacas. Experimentar emoções positivas é fundamental para o nosso bem-estar. Aqui vão alguns benefícios: Pensamentos flexíveis, criativos e eficientes.
  • Engajamento: é estar envolvido nas atividades que desenvolve. Sabe quando você está fazendo algo que não vê o tempo passar? Esquece até de comer e olhar o celular? Nesse momento você está engajado. Esse nível de envolvimento tem a ver com a aplicação das nossas competências e forças, que identificamos acima, na resolução de um desafio. Alguns exemplos de atividades que podem gerar engajamento são: tocar um instrumento, praticar um esporte, ler um livro, ministrar aulas. O estado de engajamento é um excelente antídoto para o tédio, a ansiedade e a depressão.
  • Relações: Se relacionar não é fácil, requer dedicação, flexibilidade, empatia e o estabelecimento claro de limites saudáveis. Ter relações positivas está relacionado bem-estar, prevenção de doenças mentais e longevidade. Pesquisas mostram que a solidão está relacionada a problemas de saúde como dificuldade para dormir, queda da imunidade, problemas inflamatórios. Ser rejeitado gera a mesma sensação cerebral que a dor. Agora ter suporte social nos ajuda a superar os desafios da vida, enxergar nossas forças, e proporciona significado para nossas vida.
  • Significado e Propósito: O senso de significado e de propósito traz motivação para viver, direciona os nossos processos de escolha, gera satisfação, sentimento de pertencimento e conexão com os outros. Pesquisas mostram que adultos com níveis altos de propósito se recuperam mais rápido de danos cerebrais, ter um sentimento de propósito e significado ajuda na recuperação de adversidades, e funciona como um fator de proteção frente à desesperança e à falta de controle (que são aspectos centrais nos casos de depressão e ansiedade).
  • Realizações: a realização vem do aproveitamento das nossas forças, talentos, habilidades e competências para alcançarmos objetivos que dão a sensação de satisfação, realização e PLENITUDE.

Baixe meu e-book gratuito que contém exercícios e um planner semanal para você monitorar cada pilar descrito acima. Clique aqui ! O livro será mandado para seu e-mail. Caso não receba, consulte a caixa de spam ou nos envie uma mensagem que enviamos para você.

Com carinho,

Paula 🙂

Share
Pin
Tweet

Materiais recomendados

Essas são sugestões de materiais relacionados ao tema.

Comentários

Qual a sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *