Você já ouvir falar na meditação da bondade-amorosa? É um tipo de meditação que comprovada cientificamente como benéfica para nossa saúde emocional. A bondade-amorosa consiste em desejar a felicidade a todos os seres que são capazes de sentir emoções. Já a meditação da bondade-amorosa envolve visualizar uma pessoa específica e mentalmente repetir frases de bondade direcionadas a ela. Essa prática vem do budismo, mas nos últimos anos tem sido incorporada à Psicologia em função dos seus benefícios psicológicos.
A meditação da bondade-amorosa consiste em manifestar boas intenções em vários níveis, podendo começar em você e chegar até toda humanidade. O ideal é que você comece desejando bondade para si mesmo, depois para alguém conhecido que você tenha alguma conexão afetiva, a uma pessoa que você se sinta neutra, em seguida a alguém que você nutra algum sentimento ruim, e após isso desejar coisas boas a todos os seres.
Alguns dos benefícios dessa prática são:
- Melhora o estado de humor
- Redução de emoções negativas
- Diminuição de sintomas ansiosos e depressivos
- Aumento de emoções positivas
- Sentimento de conexão social
- Diminuição de estresse
- Aumento da empatia
- Reduz a autocrítica
- Melhora a autocompaixão
Algumas pessoas não se identificam com práticas meditativas, e de início essa meditação pode soar piegas ou brega, mas você não precisa necessariamente sentar em um ambiente silencioso na posição de lotus. Para além da prática da meditação, podemos trazer esse hábito para nossa consciência em outros momentos. Nem sempre conseguimos meditar. Mas é provável que ao longo do dia, mesmo enquanto realizamos outras atividades, consigamos desejar o bem para nós mesmos e para as pessoas, nos beneficiando dos resultados dessa prática.
Alguns exemplos de frases que você pode se utilizar ao praticar a bondade-amorosa são:
- Que você possa ser feliz.
- Que você possa estar em paz.
- Que você sinta alegria.
- Que você possa estar saudável.
- Que você possa viver com tranquilidade.
- Que você se sinta seguro, livre na alegria de viver.
- Que coisas boas aconteçam com você.
Você pode substituir “você” por “eu”, “você e eu”, “todos nós”, além de criar suas próprias frases, que tragam conforto para você.
E aí, prontos para tentar essa nova técnica?
Depois me conte como foi.
Com carinho,
Paula 🙂