Quando estamos com um problema buscamos excessivamente focar em resolvê-lo, podemos nos perder tentando entender sua raiz, nossa responsabilidade diante dele, o que influencia a sua manutenção dentre tantas outras coisas. Passamos a enxergar somente o problema em nossa frente e tudo que orbita envolta dele. Esquecemos de observar o que já está funcionando em nossas vidas e como potencializar nosso bem estar.
Esse foco excessivo no negativo inviabiliza nossa percepção e passamos a respirar o problema. Não conseguimos enxergar outros aspectos a nossa volta. O problema se torna nosso mundo e drena nossa energia. As outras coisas vão perdendo a força e o sentido e o pensamento de que “só serei feliz quando resolver isso” pode ganhar força. Mas olha que interessante, muitos estudos científicos estão mostrando que o contrário é muito mais poderoso. Você focar no que funciona na sua vida pode te ajudar a resolver seus problemas.
Vamos a um exemplo: um casal está em uma crise devido a uma traição. Todos os dias discutem sobre o assunto. A confiança está abalada, a raiva e a mágoa estão a todo vapor. Esse grande monstro entre o casal é tudo que eles têm vivenciado na relação. Em uma situação como essa focar nas vivências boas que existiram, em como o casal funciona positivamente, o quanto cada um agrega à vida do outro, a admiração e esforço de cada um para relação se recuperar tem o poder incrível de dar clareza e potencializar a relação. Incrível, não?
Isso também acontece a nível individual. Uma pessoa com transtorno de ansiedade pode passar a evitar situações onde a ansiedade está presente e seu foco ser fugir de estímulos ansiosos. Durante esse processo é importante descobrir o que existe além da ansiedade, quais são as forças, qualidades, que atividades a fazem se sentir viva e o que ela pode experimentar de bom na vida apesar da ansiedade.
Essa mudança de perspectiva tem o poder de acrescentar mais sentido e qualidade à vida das pessoas. Novas emoções e uma relação mais amorosa consigo mesmo é construída e incrivelmente isso é capaz de reduzir a intensidade do que causa sofrimento mental. Dessa forma, os problemas vão perdendo sua força e a melhora passa a não ser apenas a resolução do problema mas também o ganho em saúde mental para além do problema.
Por isso práticas como escrever sobre três coisas no seu dia em que você é grato, contemplar a natureza, praticar o autoelogio, praticar a bondade e o altruísmo, sentir-se conectado ao presente, se divertir são tão poderosas. Então vamos pensar juntos, o que você pode fazer para viver uma vida incrível apesar dos seus problemas? Sabemos que nem eu nem você somos perfeitos, mas estamos vivos e cheios de vida para espalhar pelo mundo. Vamos fazê-lo?
Com carinho,
Paula.