Um componente importante do bem-estar psicológico é a maneira como você consegue controlar o ambiente e produzir resultados desejados. Tanto que quando sentimos que temos pouco ou nenhum controle sobre o que nos cerca, nos sentimos impotentes e sem esperança. Isso mostra o quanto é importante a percepção de que somos capazes de fazer escolhas e gerar mudanças. Tudo isso contribui para a satisfação diante da própria vida. A forma como fazemos escolhas no dia a dia interfere diretamente nesse processo e hoje vamos refletir sobre isso.
O psicólogo Barrey Schawartz realizou vários estudos sobre a temática e escreveu um livro chamado o Paradoxo da Escolha. Schawartz afirma que as escolhas são uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo que são uma bênção e permitem que exerçamos controle sobre a nossa própria vida, também podem contribuir para processos de culpa e autocrítica quando as melhores escolhas não são feitas. Sendo assim, o autor denomina dois perfis de escolha: os maximizadores e o satisfiers.
Os maximizadores são aquelas pessoas que buscam sempre fazer as melhores escolhas. Estudam os detalhes minuciosamente, comparam produtos tanto antes quanto depois da escolha ter sido feita. Comparam bastante suas decisões com as dos outros. Já os satisfiers são aqueles que se contentam com escolhas que preencham os seus critérios, que sejam suficientemente boas e deixam de procurar após tomarem suas decisões.
Adivinha qual perfil está ligado a maior satisfação? Os satifiers! O maximadores podem até fazer escolhas melhores, mas ficam insatisfeitos com elas. São menos felizes com seus esforços e apreensivos. A busca pela escolha perfeita faz com que sofram mais, ruminem e demorem mais para se recuperar. Todos nós carregamos um pouco de cada, mas é importante flexibilizar e praticar a satisfação com as próprias escolhas para aumentarmos nosso bem-estar.
Pensando nisso, separei 10 dicas para você aumentar seus níveis de satisfação de acordo com Schwartz:
- Faça escolhas ao invés de colher as escolhas dos outros: decisões que não são importantes ou prioridades devem sumir de cena para que você assuma o papel de protagonista da própria vida. Quais áreas são prioridades em sua vida e que você precisa assumir as rédeas?
- Busque satisfação no lugar de maximização: em quais áreas da sua vida você fez escolhas e se contentou com elas, mesmo que não fossem escolhas perfeitas? O que te ajudou nesse processo? Em quais áreas você consegue aplicar isso atualmente?
- Reflita sobre o custo de deixar uma oportunidade passar (custa da oportunidade): faça escolhas quando realmente forem necessárias. Mesmo que surjam novas oportunidades de compras, cursos, livros, experiências, reflita com calma se você realmente precisa estar por dentro de tudo novo que é lançado. Isso envolve notícias, filmes e a forma como você gasta o seu tempo. Evite se preocupar com a possibilidade de perder todas as coisas novas que o mundo tem a oferecer.
- Torne sua decisão irreversível: quando encaramos uma decisão dessa forma, nos preparamos emocionalmente para aceitá-la e reforçar o sentimento sobre a escolha que fizemos. Quando a decisão é reversível não nos envolvemos nesse processo com a mesma intensidade.
- Pratique a gratidão: se esforce conscientemente para reconhecer os aspectos positivos relacionados às suas escolhas e isso fará com que você se decepcione menos com os aspectos negativos relacionados a isso.
- Arrependa-se menos: o arrependimento é necessário para guiar nossas ações, mas quando ele nos impede de decidir minimizá-lo é indispensável; Reduza o número de opções que você considera antes de tomar uma decisão. Foque no que é bom em uma decisão em vez de focar nas suas decepções com o que é ruim.
- Preveja as adaptações: nós naturalmente fomos feitos para nos adaptar. Antecipar isso de um jeito saudável pode te ajudar a lidar com as decepções que possam ocorrer ao longo do caminho. Quando compramos algo que queríamos muito, inicialmente ficamos super empolgados com isso, mas posteriormente a tendência é nos acostumarmos. Saber disso te ajuda a perder menos tempo procurando a coisa perfeita e ampliar a satisfação com o que você tem.
- Diminua as expectativas: muito das nossas insatisfações surgem devido às altas expectativas que depositamos em nossas decisões ou outras circunstâncias da vida. Permitir o acaso é uma ótima alternativa para você se satisfazer mais com a sua vida.
- Diminua as comparações: comparar excessivamente sua realidade com a dos outros pode aumentar seus pensamentos ruminativos, ansiedade e insatisfação. Focar no que te faz feliz e dá significado à sua vida é muito mais interessante e aumenta seu bem-estar,
- Aprenda a amar as limitações: limitar as escolhas em um mundo com tantas opções pode ser libertador. Quando decidimos algo, finalmente podemos focar em outras coisas que realmente importam para nós.
Busque saborear suas experiências ao invés de focar em ter apenas experiências de alta qualidade. Assim você focará no momento presente e quando algo espetacular acontecer você será surpreendido e aproveitará ainda mais.
Ficou curioso e quer saber em qual perfil você se encaixa? Faça o teste abaixo e receba seu resultado na hora.
Com carinho,
Paula.