É inegável que a tecnologia mudou e continua a mudar a forma como nos relacionamos com o mundo, com nós mesmos e com os outros. Engana-se quem hoje diz que existe um mundo conectado e um mundo desconectado. A tecnologia está imersa no carro que andamos, no monitoramento dos nossos exercícios físicos, na pagamento de refeições por aplicativo, na conexão com as pessoas que estão longe e na aquisição de conhecimento de qualquer lugar do mundo.
É natural de se esperar que todo esse cenário impacte o mundo profissional e que impacte a atuação dos psicólogos no mundo inteiro. Quem melhor do que os psicólogos para compreender o comportamento humano e buscar formas inovadoras de levar saúde diante de tantas mudanças?
O Brasil é o terceiro país mais ativo no Instagram no mundo e o sexto mais populoso do mundo. Estima-se que esse ano a nossa população chega aos 220 milhões de pessoas. Entretanto somos 378 mil psicólogos, e um terço desse profissionais se encontra exclusivamente no estado de São Paulo. Existem estados com 800 psicólogos. A busca por psicólogos on-line nos últimos meses cresceu 100% no Google e estima-se que as consequência do COVID-19 levarão os serviços de saúde mental à saturação. Diante de todo esse cenário, a presença digital dos Psicólogos se torna indispensável não só para desenvolvimento de carreira mas para que a população tenha acesso a saúde mental em um país continental como o nosso.
Um grande problema no cenário brasileiro é a desinformação a cerca das possibilidades do mundo digital, o que gera resistência ao atendimento on-line, que é a principal (praticamente a única) intervenção que dispomos no momento em nosso cenário. Porém, nos últimos meses a pandemia acelerou a inserção tecnológica nos últimos meses no Brasil e muitos profissionais têm se encantado com o atendimento on-line e vivenciado os benefícios dessa modalidade de trabalho.
Algo que muitos não imaginam é que a presença digital do Psicólogo não se restringe apenas a atender on-line e divulgar seu trabalho nas redes sociais. Tanto que nos últimos três anos a American Psychology Association (APA) têm mostrado através de seus relatórios anuais o leque de possibilidades de atuação para os Psicólogos e como no presente e no futuro esses profissionais têm muito a ascrescentar no desenvolvimento tecnológico.
Aqui estão algumas das tendências que já são realidade em outros países:
- Psicólogos estão atuando como consultores na construção de aplicativos que visam aumentar o bem-estar dos usuários. Assim se torna mais previsível o engajamento dos usuários nessas aplicações, além da produção de designers que se adaptam ao funcionamento da cognição humana.
- O acesso a informações de milhões de pessoas ao mesmo tempo (Big Data) e as possibilidades de cruzar esses dados com variáveis psicológicas significativas tem revolucionado as pesquisas em Psicologia. Alguns exemplos interessantes são: o cruzamento de códigos postais com testes de personalidade mostraram que pessoas que moram em climas temperados são mais alegres e agradáveis (Nature Human Behaviour, Vol.1, 2017); outra pesquisa analisou os tweets de munincípios nos Estados Unidos, e através disso foi possível prever o consumo de álcool nessas cidades (PLOS ONE, onlinepublication, April 2018); outra análise de tweet em pessoas com Transtornos de Défict de Atenção e Hiperatividade revelou achados interessantes sobre o funcionamento mental dessas pessoas que poderão agregar ao aprimoramento de tratamentos mais eficazes. (Journal of Attention Disorders, 2017).
- Os Psicólogos estão sendo solicitados a estudarem e criarem estratégias para o uso saudável de tecnologias,
- Crescimento de terapias digitais através de programas de 8 semanas para insônia( Sleepio – Pear Therapeutics), redução de danos, esquizofrenia, e transtorno de ansiedade generalizada ( The Lancet Psychiatry, Vol. 4, No. 10, 2017)
Diante de tudo isso é inegável que a Psicologia tem ganhado cada vez mais espaço no mundo. Cuidar da saúde mental está deixando de ser luxo e se transformando em uma necessidade para alcançar o bem-estar. Diante disso a atuação em Psicologia em nosso país irá passar por transformações incríveis nos próximos anos e a tecnologia irá aperfeiçoar cada vez mais a nossa atuação.
Os Psicólogos irão ampliar a sua atuação sendo consultores em tecnologia, aplicativos, programas que visem aumentar o bem-estar. A Psicologia poderá ser aplicada de outras formas, seja através de programas psicoeducativos, como também recursos tecnológicos que influeciem a mudança comportamental positiva. Provavelmente surgirão nos próximos meses novos instrumentos psicológicos adaptados para o ambiente on-line (atualmente só temos 4 testes psicológicos aprovados pelo SATEPSI para uso), recursos interativos para gerar engajamento nas intervenções terapêuticas e muito mais.
Você, psicólogo, mais do que nunca pode ajudar nesse novo cenário democratizando a saúde mental através das suas redes sociais mas principalmente da ampliação dos seus serviços. Estar alinhado com essas mudanças é fundamental para levar o melhor para seus clientes.
Pensando nisso o Psicoterapia e Afins agora se desdobra para fazer parte dessa revolução! Estou bastante empolgada. Criamos a conta @psisdigitais no Instagram e lá iremos falar sobre tudo isso e muito mais. O objetivo desse espaço é fortalecer essa trocar, consolidarmos nosso espaço e mostrar o nosso valor pro mundo levando saúde mental de um jeito inovador acessível. Una-se a nós.
É só clicar aqui ou se cadastrar para receber nossos e-mails.
Com carinho,
Paula.