A autoconfiança consiste na crença em nossas capacidades, nosso poder e julgamento. É acreditar que teremos um desempenho positivo. Diversos estudos têm mostrado que a autoconfiança é um bom preditor para um desempenho satisfatório. Muitos deles são realizados no âmbito do esporte, onde a autoconfiança se torna ainda mais perceptível no comportamento dos atletas.
Quando acreditamos que somos capazes de fazer algo começamos a imaginar como teremos sucesso, e assumimos uma postura positiva diante dos desafios. A autoconfiança funciona como um motivador para o comportamento. Se eu acredito que consigo, então vou lá e tento. Já no caso contrário, quando não acreditamos, além de mergulharmos em pensamentos depreciativos e inseguranças, nosso corpo se prepara para o ataque, liberando cortisol, e começamos a interpretar que estamos em perigo, o que naturalmente prejudica o nosso raciocínio e pode contribuir para que cometamos erros.
Como então construir uma postura confiante no seu dia a dia? Abaixo vão 12 passos para te ajudar a se tornar uma pessoa confiante em si mesma.
- Faça uma lista de coisas que você é bom em fazer. Caso sinta dificuldade, pergunte a 3 pessoas próximas o que elas admiram e acham que você faz bem. Pensar em quais momentos as pessoas te procuram solicitando sua ajuda também podem te ajudar.
- Escreva sobre alguma dificuldade da sua vida que você passou e explique como você a superou, quais características te ajudaram no momento. Se possível, escreva mais de uma história.
- Estabeleça as áreas da sua vida que você quer se tornar mais autoconfiante e imagine como será quando você atingir o seu objetivo, quais serão os ganhos e benefícios para sua vida. A ideia aqui é mudar o foco da sua mentalidade e te motivar a agir. Perdemos muito tempo pensando em nossas limitações e erros, quando na verdade ter em mente como você se beneficiará se tornando mais autoconfiante é fundamental para se engajar nessa busca.
- Esteja aberto ao novo. Procure atividades novas, ler sobre assuntos diferentes, e aprender com todo tipo de pessoa que cruzar o seu caminho. Estudar é fundamental para você se sentir mais seguro.
- Divida seus planos em micropassos, assim fica mais fácil de visualizar os avanços que você tem feito e aumentar a sua motivação para continuar sua jornada.
- Peça ajuda. Sozinho você pode até alcançar seu objetivo, mas com a ajuda de pessoas confiáveis você chegará mais rápido e ainda aprenderá com a experiência deles. Não tenha medo de pedir feedbacks e dica a amigos e pessoas que você admira.
- Não se compare. Todos nós somos diferentes em nossas mentalidades, histórias de vida e personalidades. A autoconfiança é construída de acordo com a história de vida de cada um. Honre sua história e cada obstáculo que você tem passado e que te trouxe até aqui. Sua autoconfiança será autêntica se você for o seu parâmetro.
- Tenha paciência. Desenvolver um novo hábito requer prática e pequenas evoluções a cada dia. Paciência com você e com o processo é fundamental.
- Não tente ser perfeito. Quando acreditamos que podemos executar as coisas perfeitamente, nos cobramos quando não o conseguimos e isso dificulta o nosso crescimento, pois ficamos com dificuldade de acolher e aprender com os nossos erros.
- Corra pequenos riscos. Para que sua autoconfiança se desenvolva é importante você se colocar em movimento. Mas não se esqueça que quando fazemos isso de forma gradual, a chance de êxito é infinitamente maior. Vamos nos aprimorando durante nosso percurso e adquirindo mais confiança para nos arriscarmos mais.
- Celebre suas conquistas. Cada avanço é digno de comemoração, por menor que ele possa parecer. Valorizar cada etapa do seu processo irá te motivar e contribuir para uma autoconfiança sólida.
- E não se esqueça, a autoconfiança é uma jornada, cada dia e cada conquista conta. Ninguém nasce autoconfiante e estar disposto a ser tornar autoconfiante é o primeiro passo para você alcançar esse objetivo.
E no que precisar, conte comigo.
Com carinho,
Paula.
Sensacional sua análise e como você coloca o assunto de forma didática e agradável ao leitor.
Muito obrigada pelo feedback, Sandra! 🙂