Popularmente ouvirmos que “rir é o melhor remédio”. Será mesmo? Nos últimos anos alguns psicólogos têm estudado a importância da risada e como esse comportamento aparece em animais similares a nós como os chimpanzés. Hoje vamos entender um pouco sobre o que a risada pode fazer pela nossa saúde mental. Vamos lá?
A risada é uma das formas de expressão do nosso humor. Embora o nosso senso de humor possa ser diferente, essa característica também é vista como uma força de caráter pela Psicologia Positiva. Dessa forma, ter essa força desenvolvida te ajuda a florescer e construir uma vida com mais prazer.
As definições mais comuns de humor são:
- Divertir-se diante de situações lúdicas, prazerosas ou que são incongruentes. Quando somos surpreendidos por um desfecho inesperado, ou até mesmo sem sentido, geralmente rimos.
- Uma visão serena e alegre das adversidades que permite ver seu lado positivo e, assim, manter o bom humor.
- Capacidade de fazer as pessoas sorrirem.
A risada é um comportamento que foi mantido pelos processos evolutivos, isso quer dizer que foi vantajoso para a espécie humana propagar esse comportamento. De alguma forma ele contribuiu para a sobrevivência da nossa espécie. As pesquisas realizadas por Robert Provine, mostram que rimos 30 vezes mais em situações sociais do que quando estamos sozinhos. O que nos permite inferir que rir está ligado a comportamentos sociais, possuindo funções relacionadas a isso.
Os pesquisadores tendo ciência disso foram atrás de entender essa relação melhor e descobriram alguns pontos bem interessantes:
- Rir diminui a pressão sanguínea;
- Aumenta as funções imunológicas;
- Reduz dores crônicas;
- Alinhado com exercício físico, melhora a saúde em populações idosas;
- Viúvas de meia-idade que riram ao descrever seu parceiro seis meses após sua morte estavam em melhor saúde psicológica vários anos depois – menos ansiedade e depressão, mais propósito e melhores relacionamentos;
- O riso pode aproximar parceiros, estranhos e até adversários – embora existam diferenças de gênero em como rimos.
Também é notório que em processos processos de aprendizagem, quando incorporamos o humor os alunos se sentem mais motivados. O riso acontece quando estamos nos sentindo seguros e conectados. Por mais que filmes, piadas e show de stand up nos façam rir, é quando estamos com nossas amigos e com pessoas que temos intimidade que rimos mais. Além de gerar intimidade, a capacidade de rir do e com nosso parceiro ou parceira em nossas relações amorosas contribui para que a relação se torne mais leve e que as tensões sejam amenizadas.
Ainda existem muitos estudos a serem feitos na área, mas o mais importante é você compreender que rir contribui para sua mental e física, além de promover relacionamentos positivos. O humor, enquanto força de caráter, se associa a maior satisfação com a vida, prazer e emoções positivas.
Então aqui vão algumas dicas para te ajudar a rir mais:
- Passe mais tempo com seus amigos e entes queridos;
- Observe como você inicia brincadeiras com os outros e como os outros iniciam com você;
- Note quais situações funcionam como gatilhos para risada;
- Compartilhe coisas engraçadas com seus amigos.;
- E por mais que seja fácil encontrar motivos para rir nas redes sociais, não deixe de investir em seus relacionamentos, pois além de se divertirem juntos, você irão se aproximar cada vez mais.
Com carinho,
Paula.