8 Passos para o amor-próprio

Ao contrário do que muitos pensam, se amar não é apenas nutrir sentimentos bons a cerca de si mesmo, ter uma excelente autoestima, sorrir o tempo todo e não se abalar com as dificuldades. A nossa vida é compostas por ciclos, e alguns deles podem abalar nossa autoestima, autoconfiança e a habilidade de nos armarmos apesar dos problemas.

Diante desses desafios é importante estarmos comprometidos com a nossa saúde mental e priorizar uma relação harmoniosa com nós mesmos para então conseguirmos agir com equilíbrio e nos tornamos resilientes.

Pensando nisso, separei algumas passos para você desenvolver o amor-próprio em sua rotina diária:

  1. Descubra suas forças: todos nós temos forças e qualidades. Não importa o que tenha acontecido na sua vida, certamente há algo bom em você e é muito importante você ter consciência disso. O que faz você ser você? Quais são seus pontos fortes que as pessoas percebem com maior facilidade?
  2. Reconecte-se com a sua essência: além de saber quais são suas forças é importante você ter clareza de quais os principais valores que prioriza em sua vida e porquê eles são importantes. Isso te ajudará em momentos de escolhas, evitando que você se coloque em situações destoantes de quem você é.
  3. Reconheça suas necessidades: biologicamente nós fomos programados para nos protegermos, sermos amados e nos relacionar de forma saudável. Ao longo desse percurso, principalmente em nossa infância, algumas dessas necessidades podem não ter sido supridas, deixando lacunas em nosso processo de desenvolvimento pessoal. Reconhecer o que não foi suprido é primordial para que você, enquanto adulto, entre em contato com a sua criança interior e crie mecanismo para suprir essas necessidades,e tá tudo bem se no meio do caminho você precisar da ajuda de um psicólogo, ok?
  4. Perdoe o seu passado: o perdão é um passo importante para que você reconquiste sua autonomia emocional. Quando não perdoamos estamos alimentando um desejo de reparação por parte da pessoa que nos feriu, de forma que, enquanto essa reparação não acontece, fiquemos inundados na raiva, na angústia, e tendo nossa energia drenada. Alimentar mágoas faz com que você carregue bagagens pesadas demais para o seu futuro.
  5. Seja corajoso para sair dos padrões tóxicos: reconheça quais padrões tóxicos você tem carregado na sua vida que tem te impedido de crescer. É o medo do julgamento dos outros, a autocrítica severa, o perfeccionismo, o medo de dizer não, a comparação com os outros, o medo de não ser bom o bastante ou de não merecer ser feliz, formas disfuncionais de se relacionar?
  6. Crie uma rotina positiva: ser grato, desenvolver a bondade e a compaixão, praticar o perdão, se comunicar de forma assertiva, praticar a autocompaixão e a atenção plena, construir relações saudáveis, cultivar emoções positivas são formas comprovadas cientificamente de melhorar o seu bem-estar e a relação consigo mesmo. Criar uma rotina rica nesses quesitos aumentará seu repertório emocional e desenvolverá sua resiliência.
  7. Construa uma vida com significado: encontrar um significado em nossa vida que dê sentido a nossa existência é fundamental para nossa saúde mental. Não são apenas os prazeres focados em nossas satisfações pessoas que contribuem para nossa felicidade. Uma vida com significado tem se mostrado um fator de saúde e de longevidade. Não precisa ser um significado muito grande, como acabar com o efeito estufa e com a emissão de plástico no planeta. Às vezes olhar pros seus filhos e desejar proporcionar uma vida plena a eles já é uma vida repleta de significado.
  8. Exercite a autocompaixão: nem tudo são flores, e tudo bem. A vida é feita de ciclos e não é porque decidimos ser pessoas melhores que deixaremos de errar, de entrar em ciclo viciosos e adotar condutas não saudáveis. Nessas horas é importante você reler mentalmente os pontos de 1 a 5, e lembrar que não somos perfeitos todos os dias. Aliás não somos perfeitos nem um dia, mas somos capazes de nos acolher e suprir nossas próprias necessidades através do olhar compassivo para nós mesmos. Quando você estiver sofrendo, lembre-se que é capaz de se dar o afeto que precisa, e que sua prioridade deve ser é querer aliviar seu próprio sofrimento, ouvir o que seu corpo e mente precisam e respeitar seus limites. Nem todos dias serão bons, mas saiba que você tem o melhor aliado nesses momentos: você mesmo.

E aí? Gostou das dicas? Qual dessas você se identificou mais? Vamos juntos desbravá-las?

Com carinho,

Paula 🙂

Share
Pin
Tweet

Materiais recomendados

Essas são sugestões de materiais relacionados ao tema.

Comentários

Qual a sua opinião?

2 Comments:
3 de dezembro de 2020

Uau! Gostei muito desse artigo. Eu encontrei exatamente o que estava procurando. Obrigada por compartilhar.

8 de dezembro de 2020

Bárbara, muito obrigada pelo seu feedback! Fico muito feliz que o texto tenha sido útil para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *